Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SOROBAN


Qual é sua origem?

Ao longo dos séculos, em busca por processos e instrumentos que permitissem registrar e simplificar contagens e cálculos, o homem foi inventando técnicas e máquinas que propiciaram a redução do tempo e da energia gastos em operações trabalhosas.
Entre os instrumentos que criou para auxiliá-lo nas contas, está o Ábaco, uma fantástica máquina de calcular. Há indícios de que o Homem já o utilizava antes mesmo da escrita.
 Nessa fase, os ábacos eram tábuas recobertas com areia, serragem ou cal, nas quais se registravam contagem e se faziam cálculos com o auxílio de bastões de ponta fina.
Essas tábuas de cálculo, ou ábacos, foram sofrendo transformações e aprimoramentos com o passar dos séculos. Muitos tipos de ábacos apareceram e tiveram seu uso difundido em diferentes países do Ocidente e do Oriente. Entre eles o SOROBAN.
O SOROBAN, que é considerado um tipo moderno de ábaco, foi desenvolvido na China onde se denominava "Suan pan" e no Japão por volta do século XVII, aperfeiçoaram-no tornando um instrumento de cálculo com o nome de SOROBAN.
No Brasil, o aparelho foi trazido pelos primeiros imigrantes japoneses em 1.908.
O SOROBAN faz parte da própria evolução da civilização humana.
Ele sempre existiu, claro que de forma diferente e as transformações foram feitas sem ter um personagem específico e sim de acordo com a necessidade e a própria evolução.
Com o decorrer do tempo, os pedagogos descobriram seu valor pedagógico, o de propiciar ao educando o desenvolvimento de habilidades básicas, principalmente a Concentração e o Raciocínio, necessárias para executar com perfeição e rapidez qualquer tarefa.

O QUE É O SOROBAN?

É um ábaco, assim como você provavelmente conheceu ainda criança, nos primórdios da sua educação, para aprender a contar. Mas é um ábaco japonês, diferente, com apenas cinco contas, ou pedrinhas (como preferir chamar agora) em cada ordem numérica.
O seu uso sofreu uma série de aperfeiçoamentos que geraram técnicas extremamente rápidas para executar qualquer cálculo: adição, subtração, multiplicação, divisão, raiz quadrada e outros.
A parte mais interessante e intrigante com certeza é o uso da mesma técnica para fazer cálculos mentais. Treinando as operações no Soroban, vai-se aos poucos adquirindo as mesmas habilidades para fazer cálculos mentalmente de algarismos enormes, para os padrões ensinados nas escolas.
Outras habilidades também são percebidas no uso do Soroban:

- Melhora a concentração e memorização, sobretudo para números;

- Visualização e inspiração apuradas;

- Observação mais atenta;

- Processamento de informações mais rapidamente;

- Aumento da “velocidade auditiva”;

- Cálculo mental.
Vídeos sobre o Soroban

·                    Utilizando o Soroban.
·                    Soroban X Calculadora.
·                    Soroban no Japão.
·                    Entrevista no Programa do Jô.
·                    Entrevista no SBT Repórter.